Na tarde desta quarta-feira (27), aconteceu a solenidade da aula inaugural no sistema penitenciário feminino.
O projeto, uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos – SECD e a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), vai beneficiar 258 reeducandos do sistema penitenciário.
Estiveram presentes os secretários de Educação Luciano Moreira e coronel Uzi Brisola, secretário da SEJUC, coronel Gleisson Vitória, adjunto da SEJUC, Ricardo Fontanela, promotor de Justiça, capitão Sidney Santos, diretor do DESIP, o gerente de operações da UFRR, professor Raimundo Nonato, Jane Silva representante do CEFET e o diretor-geral da UNIVIRR, professor Adjalmo Moreira.
Para o coronel Brisola, a ressocialização é uma bandeira da Constituição e esse é o primeiro passo ressoacializar através da educação.
Ele disse que também vai ser estudada uma forma desse projeto beneficiar os detentos com a redução da pena. A proposta, caso juridicamente seja possível,é que a cada três dias estudados seja diminuído um da pena.
Educação
O secretário de educação Luciano Moreira, afirma o que o projeto é resultado da boa vontade do governo do Estado, através da Secd e Sejuc, de proporcionar essa oportunidade aos detentos de, após cumprirem suas penas, saírem do sistema motivados, preparados para reingressarem no mercado de trabalho inclusive através de concursos públicos.
Para Nina Moreira, reeducanda do presídio feminino, tudo isso é uma oportunidade que, além de ajudar como ser humano aos beneficiados, também é uma opção na vida de cada um, pois a vida aqui é muito vazia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário